Sincronicidade foi o tema escolhido para o evento acadêmico da PUC/PR.O projeto consistiu na criação da marca e identidade visual do evento, sendo desenvolvidos conceitos atrelados ao tema para que uma série de atividades fosse realizada durante a semana em diversos pontos da cidade de Curitiba.
A Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR) é uma das instituições de ensino que melhor investe na integração do conhecimento no sistema universitário brasileiro.
Sendo a Semana Acadêmica Integrada um dos primeiros trabalhos realizados, sobre o novo molde de escolas adotadas pela universidade no ultimo ano.
Agrupando as áreas do conhecimento que interagem e se complementam e incentivando um maior contato entre elas e seus alunos.
Foi desenvolvida uma marca que capaz de abraçar toda a concepção de integração das escolas, visando o trabalho em conjunto pelas disciplinas da arquitetura e do design.
Os materiais criados foram:
• marca para o evento sincronicidade;
• manual de uso;
• apresentação conceitual do evento e da marca.
Desenvolver uma marca que representa-se o tema principal do evento a “Sincronicidade”.
Caracterizando a multidisciplinariedade e as diferentes ações conjuntas que se interligariam durante o evento.
Traduzir de forma simples as qualidades de ambos os cursos, afim de que a marca traduzisse sua mensagem de forma intuitiva e rápida.
Abordando a “Sincronicidade” pelos seguintes pontos: Criatividade, economia criativa e sustentabilidade.
O projeto foi concluído com êxito em todos os objetivos iniciais, sendo desenvolvida uma marca sólida com características de diferenciação de significados para o evento, assim como uma caracterização de universalidade de aplicação para cada atividade individual do evento a ela atrelada.
A sincronicidade pode ser definida como aqueles acontecimentos que se relacionam de forma não casual, e sim por uma relação de significados, possuindo a mesma mensagem e ou significado.
Pode ocorrer por meio de dois ou mais eventos que coincidam e maneira significativa para uma pessoa ou grupo de pessoas, aos quais este significado sugere um padrão uma sincronia.
“A criatividade é o meio pelo qual o ser humano se relaciona com o mundo a sua volta, criando e evoluindo.”
Quais características em comum estão presentes na arquitetura e no design?
O projeto foi concluído com êxito em todos os objetivos iniciais, sendo desenvolvida uma marca sólida com características de diferenciação de significados para o evento, assim como uma caracterização de universalidade de aplicação para cada atividade individual do evento a ela atrelada.
VER, OBSERVAR: Visão, olhos.
OUVIR, RECEBER: Audição, ouvidos.
PENSAR, RACIOCINAR: Cérebro, capacidade crítica.
FALAR, DISCUTIR: Fala, boca.
“Ideias que partem de um esboço até sua real concepção”.
As mãos, são os instrumentos responsáveis por diversas ações humanas, são ditas como uma das grandes responsáveis pelo sucesso e desenvolvimento humano devido às habilidades proporcionadas por ela e seus polegares opositores.
Possuem a capacidade de gesticular e se adequar por meio da linguagem de sinais as mais variadas situações. Esboços de mãos que por meio dos mais variados gestos representam de forma afetiva cada evento desenvolvido durante a semana acadêmica.