BPO Financeiro
Elaboração de Plano de Contas Gerencial
Elaboração de Plano de Contas Gerencial
O Plano de Contas Gerencial é uma técnica para organização e administração do financeiro do negócio.
Por meio da categorização de receitas, despesas e custos é podemos melhorar a estruturação e acompanhamento do financeiro empresarial.
O que é um Plano de Contas Gerencial?
O Plano de contas Gerencial é do um modelo de organização dos dados financeiros da empresa. Com ele podem ser criados categorias e códigos para melhor identificar e organizar receitas, despesas e custos dos empreendimentos.
Diferenças do Plano de Contas Gerencial para o Plano de Contas Contábil.
A principal diferença entre eles é a estrutura dos planos em questão. O plano contábil é mais complexo com maior numero de informações e dados.
O Plano de Contas Gerencial consiste em organizar a rotina financeira da empresa, contendo dados mais simplificados, mas com grande importância para o negocio. Tornando o processo administrativo financeiro da empresa simples e eficaz garantindo um melhor acompanhamento da saúde da sua empresa.
Montando um Plano Gerencial
Primeiro passo: tenha conhecimento dos dados da mesma.
Segundo passo: levante as receitas, despesas e custos, para ter uma visão geral do negócio.
Terceiro passo: com os dados levantados, detalhe e categorize as receitas, despesas e custos levantadas.
Tipos de contas do plano gerencial
Existem dois tipos de contas no plano gerencial: O sintético e o Analítico
SINTÉTICO: agrupa grandes quantidades do mesmo tipo de especificação financeira, como: Receita Bruta Total, Despesas Totais, etc.
ANALÍTICO: é caracterizado pelos grupos e subgrupos, o primeiro é um agrupamento menor do que o sintético e o outro a especificação da receita, despesa ou custo.
Acima temos os Grupos Sintéticos criados, dessa forma se tem o esqueleto para a categorização.
Dentro do Grupo Sintético, criamos as categorias Analíticas, e dentro delas subcategorias com as especificações de cada um.
Assim já podemos ter uma ideia de como organizar o financeiro da empresa. Além dos dados mostrados acima, organize os totais, realize a subtração de despesas e custos do valor total de Receitas.
Benefícios e Resultados
Organizar o Plano de Contas Gerencial, facilitara e muito o processo de alimentação e organização do Fluxo de Caixa da sua empresa.
Esta organização tornara todo o gerenciamento financeiro da empresa mais fácil e eficiente. Garantindo uma maior segurança para o crescimento do negócio sabendo que o gerenciamento financeiro está bem estruturado.
Acompanhar e categorizar o financeiro da empresa auxilia também na tomada de decisões, por exemplo, produtos que trazem muitos gastos e pouco lucro pode ser tirados do estoque.
A partir do momento que o financeiro encontra-se bem estruturado isto também fará com que os outros processos se tornem mais rápidos.
Dicas no processo de Plano de Contas
Não esqueça de realizar uma soma geral de cada Conta Sintética, ou seja, no final de cada grupo realize uma soma geral. Esta soma auxiliará no processo final do Fluxo de Caixa, onde ficará muito claro o que tem movimentado o seu caixa para o positivo ou negativo.
Muitas empresas podem querer incluir ao Plano de Contas Gerencial itens do Ativo e Passivo Patrimonial. Evite isto e deixe estes dados para o plano contábil e balancete anual, pois, incluir tais dados podem trazer maiores complicações do que benefícios para o seu plano.
Foque apenas em levantar as entradas e saídas do negócio, categorizá-las e organizá-las de forma que o seu Fluxo de Caixa seja sempre atualizado. Lembrando que a periodicidade de atualização dos dados deve ser frequente, para um controle adequado do Fluxo de Caixa, sem essas atualizações o número de problemas, erros e perda de dados da empresa serão aumentados.
Automatize o Plano de Contas de sua empresa
É muito mais prático e eficiente investir em um sistema de gestão financeiro ao invés de apenas fazer uso de planilhas. Desta forma você garantirá a agilidade necessária e a qualidade dos dados envolvidos em todo este processo.