Embalagens
O que são?

A embalagem é a peça cuja finalidade varia desde: envolver um produto, informar o consumir a cerca de suas qualidades e destacar-se em meio aos concorrentes no ponto de venda. Pode assumir diversas funções e ser produzida nos mais variados materiais tais como: plástico, papel, papelão, vidro, etc.

Qual sua importância?

Trata-se de uma das peças ligadas aos produtos mais importantes pois é voltada diretamente a venda e a geração de valor pelo cliente final. Uma boa embalagem pode ser determinante na escolha do consumidor final entre o seu produto ou o do concorrente. Por isso, o design de embalagens é um dos pontos críticos de venda no varejo devendo ser construído de forma correta e minimizando qualquer chance do produto perder valor no momento da venda.

Tipos de materiais.

As embalagens podem ser classificadas de acordo com suas funções e materiais.

Função Primária: Embalagens que estão em contato direto com o produto, como por exemplo: garrafas de vidro de produtos tais como refrigerantes.

Função Secundária: Embalagens que uma ou mais embalagens primárias, como por exemplo, uma caixa de papel que envolve um saco plástico com o produto.

Função Terciária: Embalagens que envolvem diversas outras embalagens primárias e secundárias, facilitando a condução e o depósito posterior, como por exemplo:  caixa de papelão que reúne diversas embalagem secundária de um produto.

Função Quaternária: Utilizadas para o transporte de grandes quantidades de produtos, como por exemplo paletes com diversas caixas de um produto.

Quanto aos tipos de materiais podemos destacar:

•  madeira;
• papelão ou papel;
• vidro;
• alumínio;
• plástico;
• isopor.
• Tetra Pak

Como são desenvolvidas?

As embalagens são desenvolvidas por designers que devem estar atentos a toda a composição e aos locais aos quais elas se destinam. Por isso, é importantíssimo avaliar corretamente o uso das cores, tamanhos e pesos da tipografia para que a visualização seja ideal, a forma como o produto será transportado e o manuseio pois isso irá definir materiais a serem trabalhados. Adequar-se ao orçamento do cliente e a viabilidade da produção de cada embalagem, visto que elas impactam no preço final do produto.

Portfólio de Embalagens Orçamento