Projeto de desenvolvimento de marca para o setor de qualidade da empresa BRT.
O GrupoBRT é formado por empresas que atuam no ramo de distribuição de produtos e serviços de turismo, com atendimento voltado exclusivamente a agências de viagens.
Fundado em 1974 sob o nome de Brementur, o grupo está presente em várias cidades brasileiras, com sede em Curitiba e filiais em: Maringá, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Natal, Fortaleza e Salvador.
Possui também atendimento comercial nas cidades de: Criciúma, Chapecó, Bauru, Presidente Prudente, Belo Horizonte, João Pessoa, São Luís, Teresina, Belém e Porto Velho.
Foi realizado o projeto de construção da marca para o mais novo setor de operações da empresa. Sendo este o responsável pelo gerenciamento das operações e melhorias das demais empresas e setores do grupo.
Os materiais criados foram:
• Logo BRT Qualidade;
• manual de uso da marca;
• identidade visual do setor.
Desenvolver uma marca que complementasse a já existente identidade do grupo, mantendo suas características exclusivas e referentes ao seu ramo de atuação.
Apresentar-se como elemento essencial na organização da empresa. Visando ser reconhecido pelo suporte, monitoramento e controle aos variados processos existentes em todo o grupo empresarial no qual atua.
O projeto foi realizado atendendo as principais necessidades do novo setor, atuando como elemento de informação e monitoramento do grupo. Redefinindo a linguagem dos materiais produzidos pela empresa.
Processos são atividades realizadas em determinada sequência com o objetivo de produzir um bem ou serviço.
Baseando-se nestas definições podemos destacar 3 atividades que podem ser exercidas pelo setor de qualidade em uma empresa.
São elas:
• supervisão;
• análise;
• melhoria.
O símbolo deve representar e identificar o setor pelas suas características e finalidades.
Simplicidade.
Simbologia construída com traços simplificados para transmitir aspectos de claridade e visibilidade.
Unidade.
Para um comportamento aconchegante em conjunto com a identidade do Grupo BRT.
Sobriedade.
Tratando-se de um setor que tem a responsabilidade de solucionar qualquer eventualidade, o símbolo tem a incumbência de transmitir tais valores.
“Zoom no detalhe / Objeto em observação/ Instrumento óptico”
Representando o cuidado com a analise de cada um dos processos, minimizando possíveis equívocos ou falhas.
A Lupa é um objeto utilizado para observar com mais detalhe pequenos objetos ou superfícies, refletindo o aspecto de análise minuciosa.
Linha ou traço – utilizado para atribuir a característica de continuidade.
A escolha das cores é imprescindível na realiza de um projeto visual, pois carregam com si inúmeros significados físicos e psicológicos que devem estar ligados aos objetivos iniciais e finais da criação de uma marca.
Prestatividade
Responsabilidade
Estabilidade
Galeria de aplicações que mostram o resultado final deste projeto.